CENSO AGRO 2017
 
sexta, 25 de agosto de 2017

A partir de outubro de 2017, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai a campo para conhecer as características e a produção de todos os estabelecimentos agropecuários do território brasileiro.

É o Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2017, principal e mais completa investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do país, que irá mobilizar milhares de pessoas desde a fase de seu planejamento até a divulgação dos resultados.

O Censo Agropecuário terá a coleta de dados executada de outubro de 2017 a fevereiro de 2018, adotando-se como referência o período de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017, ao qual deverão estar relacionados os dados sobre a propriedade, produção, área, pessoal ocupado, etc. A data de referência adotada para a pesquisa é 30 de setembro de 2017, à qual estarão referidas as informações sobre estoques, efetivos da pecuária, da lavoura permanente e da silvicultura, entre outras totalizações.

Coleta

A fase de coleta do Censo Agro, que compreende a aplicação dos questionários a todos os estabelecimentos agropecuários do Brasil, será realizada de 1o de outubro de 2017 a 28 de fevereiro de 2018.

Se estiver em dúvida quanto ao recenseador que compareceu a seu estabelecimento, você pode conferir a identidade dele aqui. Veja a definição dos estabelecimentos que serão visitados, o questionário que será aplicado a cada um deles e acompanhe o andamento da coleta do Censo Agro no seu município.

Divulgação

 

A divulgação é um dos fatores mais importantespara o bom andamento das atividades do Censo Agro. Com a redução do orçamento para este ano, não há verba prevista para publicidade. Dessa forma, o IBGE conta com o apoio de toda a sociedade nas etapas da divulgação.

Qualquer contribuição pode ser fundamental para o sucesso desta operação censitária, que depende de que a informação sobre a realização do censo chegue aos estabelecimentos agropecuários e de que os recenseadores do IBGE sejam bem recebidos.

Você pode colaborar individualmente, em suas próprias mídias sociais. ou por meio de sua empresa ou instituição. Confira as peças já disponíveis para serem utilizados em mídia impressa (cartazes, filipetas, banners e faixas) ou digital(banners animados e imagens para redes sociais e Whatsapp). Em caso de dúvidas, entre em contato.

Notícias, releases e informações para jornalistas podem ser encontrados na área Imprensa deste site.

Dimensões

 

Percorrer por inteiro a área rural de um país como o Brasil, com cerca de 8 milhões de km2 de um território heterogêneo e, muitas vezes, de difícil acesso, é uma tarefa que envolve grandes números. Veja a seguir alguns dos números que mostram as dimensões do Censo Agropecuário 2017:

  • Universo recenseado: todo o Território Nacional

Proteção das Informações

 

Como o IBGE garante a proteção das informações prestadas ao Censo Agropecuário?

As informações individualizadas prestadas ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são utilizadas única e exclusivamente para fins estatísticos e jamais são passadas para qualquer outro órgão governamental ou empresa de marketing.

Cada servidor do IBGE, incluindo os temporários, assume o compromisso do sigilo estatístico e todos os sistemas e procedimentos da Instituição são construídos tendo em vista esta norma. Assim sendo, quando o IBGE divulga seus resultados, preserva a individualidade e a identidade de seus informantes.

As respostas ao questionário do Censo Agro serão a matéria prima do processo de produção estatística, em que serão agregadas as informações individuais prestadas, retirando-lhes a individualidade e a identidade, para construir resumos das características relevantes da coleção de estabelecimentos e produtos pesquisados.

A proteção da confidencialidade das respostas individuais é de inteira responsabilidade do IBGE, que garante sua segurança com todo rigor. Afinal, a instituição depende da confiança pública para obter as informações de que necessita para disponibilizar para o governo e a sociedade as estatísticas necessárias ao conhecimento do país, o que constitui o motivo de sua existência. Preservar essa confiança é um princípio seguido pelo IBGE com inflexibilidade desde sua fundação, há 81 anos.

Além disso, para assegurar a confidencialidade das informações pessoais, há a legislação brasileira sobre a garantia do sigilo estatístico, à qual o IBGE está submetido:

Também o documento Princípios Fundamentais das Estatísticas Oficiais, que traz um conjunto de recomendações da Comissão de Estatística das Nações Unidas seguido pelo IBGE, é explícito no enunciado do Princípio 6:

“Os dados individuais coletados pelos órgãos de estatística para elaboração de estatísticas, sejam referentes a pessoas físicas ou jurídicas, devem ser estritamente confidenciais e utilizados exclusivamente para fins estatísticos.”

Assim, cada cidadão pode se sentir seguro ao fornecer ao IBGE informações pessoais e referentes a seus estabelecimentos, pois sua privacidade será sempre preservada e garantida.

Em caso de dúvidas quanto ao recenseador que visitar seu estabelecimento, você pode confirmar se ele é vinculado ao IBGE por meio deste link.

  • Número de municípios: 5.570
  • Número de estabelecimentos: cerca de 5,3 milhões
  • Número de setores censitários: 127.352
  • Unidades executoras: 27 Unidades Estaduais, 531 agências, 1.384 postos de coleta informatizados e 865 subáreas
  • Pessoal contratado e treinado: cerca de 19 mil recenseadores, que farão a coleta, e quase 7.500 analistas e agentes responsáveis pela supervisão, suporte de informática e área administrativa
  • Orçamento: aproximadamente R$ 770,3 milhões
  • Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação:
    • Centenas de computadores em rede nacional;
    • Rede de comunicação em banda larga;
    • 20 mil computadores de mão (Dispositivos Móveis de Coleta – DMCs) equipados com receptores de GPS e carregados com os questionários, que emitem alertas e advertências referidas aos dados coletados, além de serem utilizados diretamente para o envio das respostas;
    • Indicadores fornecidos pelo Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), visando garantir a perfeita cobertura do território e a qualidade dos dados coletados;
    • Base Territorial em formato digital com imagens de alta resolução, formada por um conjunto de mapas e cadastros para suporte à operação de coleta de dados;
    • Acompanhamento através do Sistema de Indicadores Gerenciais de Coleta (SIGC).

 

Fonte: censoagro2017.ibge.gov.br
 
 
 
Rua Concórdia, 428 - Centro
administracao@camarasjo.pr.gov.br
85575-000 - São Jorge D'Oeste - Paraná
(46)3534-1072
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual