Vereadores de São Jorge d’Oeste apresentam Moção de Apoio à Unidade de Conservação Estrada-Parque Caminho do Colono

quarta, 11 de agosto de 2021

A Câmara Municipal de São Jorge d’Oeste apresentou na última sessão ordinária realizada no dia 9 de agosto a Moção de Apoio 01/2021 de autoria do deputado federal Nelsi Maria, conhecido popularmente como deputado Vermelho (PSD – PR) que cria a categoria de Unidade de Conservação denominada Estrada-Parque e institui a Estrada-Parque Caminho do Colono no Parque Nacional do Iguaçu.

De acordo com o texto da proposta que tramita na Câmara Federal em regime de urgência, a estrada será implantada no leito histórico do Caminho do Colono, entre os município de Capanema e Serranópolis do Iguaçu, no estado do estado.

Segundo a moção, o parlamentar argumenta que a proposta vai muito além da resolução de um problema de logística e pretende integrar e restaurar as relações socioeconômicas e turística do oeste e sudoeste paranaense.

“Este projeto corrige uma histórica injustiça que foi o fechamento da Estrada do Colono, além de atender o clamor social de décadas do povo paranaense e de resgatar a história e as relações socioambientais e turísticas da região”, diz o deputado no Projeto de Lei 984/2019.

A moção segue ao conhecimento dos presidentes da Câmara Federal e do Senado e encaminhado à Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (ACAMSOP).

Fonte: assessoria de imprensa da Câmara Municipal de São Jorge d’Oeste