- CÂMARA APROVA DENOMINAÇÃO DE "UNIDADE MISTA DE SAÚDE ZILMAR BEUS".
Na segunda-feira, dia 1º de setembro, a Câmara Municipal de Vereadores realizou sua 29ª sessão ordinária, com a presença de todos os vereadores. A presidente, Rose Lotti, abriu a sessão às 19h, solicitando ao vereador Valdir Martendal que lesse a Bíblia ou fizesse uma oração. Em seguida, o primeiro secretário, Adir Marafon, leu as correspondências e proposições enviadas à Casa de Leis.
No grande expediente, dois projetos de lei foram votados:
- Projeto de Lei 05/2025: de autoria do Legislativo Municipal, que denomina a Unidade Mista de Saúde como "Unidade Mista de Saúde Zilmar Beus" e dá outras providências. Essa unidade de saúde está localizada no loteamento Batistela, no município de São Jorge D'Oeste. A presente denominação é uma homenagem ao ex-servidor público e vereador Zilmar Beus, falecido em 23 de abril de 2022, vítima da COVID-19, reconhecendo sua relevante atuação em prol da comunidade e seu comprometimento com a saúde pública durante sua vida pública e pessoal.
O vereador Moacir da Costa e Silva foi o proponente deste projeto e relembrou a vida de Zilmar Beus, conhecido carinhosamente como "o Mala", sempre prestativo e comprometido em ajudar a atender o próximo. Não somente em suas funções na Secretaria de Saúde, onde atuou por muito tempo no transporte de pacientes, mas também em comunidades e entidades do município, sendo reconhecido por toda a comunidade como prestativo e disposto a ajudar a todos. Contribuiu para a sociedade também na vida política, onde foi eleito vereador em 2004 e legislou de 2005 a 2008.
Os vereadores Valdir Martendal, Adir Marafon e Odinei Rebonato também comentaram o projeto, considerando-o uma homenagem única e merecida a Zilmar Beus, "o Malinha". Este Projeto de Lei foi aprovado por todos os vereadores e entra em vigor na data de sua publicação.
- Projeto de Lei nº 29/2025: de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre a atualização e organização das funções gratificadas e adequação da carga horária para o cargo de assessoria jurídica do gabinete, que passa a atuar com 32 horas semanais. Este projeto teve votação nominal e foi aprovado por todos os vereadores.
Não havendo mais matérias no expediente, a presidente agradeceu a todos os presentes no auditório e quem acompanhava a sessão pela página da Câmara e encerrou a sessão às 20h08.
- Acompanhe as sessões e opine!A participação popular é importante para formar uma sociedade atuante e comprometida com o município.