terça, 27 de abril de 2010
Projeto em comemoração ao imigrante Italiano e descendentes
São Jorge D´Oeste
VEREADORES DESTACAM PROJETO QUE CRIA O DIA DO IMIGRANTE ITALIANO NO MUNICÍPIO
Projeto de Lei está tramitando no Legislativo que tem como objetivo oficializar uma data para relembrar a cultura Italiana
Está tramitando na Câmara Municipal um projeto de lei de autoria da mesa diretora por iniciativa do Presidente Edson Ribeiro - Padreco,que tem como objetivo criar o dia da comunidade italiana no município,lembrando do imigrante italiano e de seus descendentes.O dia será 2 de junho “um dia festivo,de resgate da cultura italiana e de lembranças desta país que tem história e vários descendentes em nosso município desde a fundação”destacou o vereador Padreco na sessão da última segunda-feira,26,quando o projeto de lei recebeu a primeira votação,sendo aceita a proposta por unanimidade.Antes da votação,o presidente Lorimar Gaio,do Círculo Italiano relatou da história do grupo que foi formado em 1995 e possui aproximadamente 100 sócios “a gente percebe a cada encontro a alegria,a emoção e a vida destes descendentes que muito contribuíram para a história de nosso município”afirmou Gaio ao falar aos vereadores.A meta do projeto envolverá executivo,legislativo,Círculo Italiano,escolas,imprensa local,entidades e toda a comunidade italiana “procuraremos envolver a todos,para que possamos resgatar a história e demonstrar a força,a alegria,as conquistas e marcas desta gente”comentou Padreco.
O projeto agora seguirá para uma segunda votação na próxima segunda-feira.Depois do projeto aprovado,iniciará um movimento de divulgação desta data festiva e de ações que poderão ser realizadas.
O presidente do Círculo Italiano relatou que o ano de 2011será oficializado como o ano da Itália no Brasil. É a primeira vez na história dos dois países que esta parceria acontece. As celebrações seguirão os moldes do que está sendo realizado neste ano, que comemoramos o ano da França no Brasil. A previsão é de muitos eventos de gastronomia, cinema e um cardápio vasto de músicos “é a riqueza deste povo,que possui uma tradição nestes setores da culinária,música e de inúmeras tradições”relatou Gaio.
Um pouco da história...No dia 2 de junho de 1946, um ano após o fim da 2ª Guerra Mundial, a Itália promovia um referendo popular e deixava de ser Monarquia para proclamar a República e se tornar um Estado democrático.
- A Itália é hoje uma das grandes potências mundiais. Os habitantes daquele país são quase 60 milhões, somados aos outros 60 milhões de descendentes espalhados pelo mundo, 35 milhões dos quais no Brasil, onde reside a maior concentração de italianos.
A data ora instituída tem por finalidade homenagear os imigrantes de origem italiana, que nesta cidade se estabeleceram, bem como seus descendentes
Objetivos do projeto:Homenagear a Itália, seu povo, os imigrantes italianos e seus descendentes que moram no Município sanjorgense;
II − Promover eventos ligados à Itália;
III − Reavivar, valorizar e divulgar a cultura e as tradições italianas;
IV − Promover o diálogo contínuo com os descendentes que possuem histórias marcantes e de exemplos de bravura,fé e coragem.
Fonte: