SOBRE O MUNICÍPIO

São Jorge d'Oeste, também conhecido como Terra dos Lagos do Iguaçu, é um município brasileiro do estado do Paraná. É habitado por um povo hospitaleiro e possui muitas belas paisagens, especialmente no campo. A cidade é banhada pelos rios Iguaçu e Chopim e tem como principal atrativo turístico seus lagos.

Economicamente, seus fortes são a pecuária e a produção de soja, trigo, milho e feijão. Mas São Jorge também se destaca pela qualidade de vida e pela educação básica de qualidade, estando entre as melhores do Brasil.

Saiba mais sobre o município:

DADOS GERAIS

Mesorregião: Sudoeste Paranaense

Microrregião: Francisco Beltrão

Municípios limítrofes: Dois Vizinhos, Verê, São João, Quedas do Iguaçu e Cruzeiro do Iguaçu

População: 9.005 habitantes (estimativas de 2021)

IDH: 0,722 (2010) - alto

Distância até a capital Curitiba: 450 km

Área: 378,7 km²

Altitude: 483 m

Clima: Subtropical

Bioma: Mata Atlântica

Relevo: Ondulado e Suave Ondulado

Temperatura média anual: 20,2º C a 22º C

Pluviometria média anual: 1.800 mm

Fuso horário: Hora de Brasília (UTC-3)

Coordenadas geográficas: 25° 42' 21" S 52° 55' 04" O

HISTÓRIA

No ano de 1953/54, iniciou-se a colonização da região de mata fechada com aproximadamente 24 mil hectares, considerada parte da gleba Chopim. Uma das primeiras propriedades foi a Fazenda São Jorge, cujo proprietário era José Rupp.

Em 1958, começou a migração de colonos oriundos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Descendentes de italianos e alemães adquiriram colônias a preços baixos e se estabeleceram no local, favorecido pelos solos férteis e pelas matas abundantes.

Em 1959, a planta da cidade foi aprovada. Em 1962, o local passou a ser considerado um distrito administrativo pertencente ao município de São João. Em 24 de junho de 1963, o distrito foi elevado à categoria de município. Ary Francisco Rupp (PTB) foi eleito como primeiro prefeito em 23 de novembro de 1963, data em que é comemorado o aniversário de São Jorge d'Oeste.

POLÍTICA

Poder Executivo (2021/2024)

• Prefeita: Leila Aparecida da Rocha (PSC)

• Vice-prefeito: Vanderlei Trevelin (PL)

Poder Legislativo (2021/2024)

• Presidente da Câmara Municipal: Juca Nico - Jose Maria Ferreira (Cidadania)

• Vereadores: Evandro Pagliarin (PSC), Gerson Koch (MDB), Juca Nico (Cidadania), Moacir Costa e Silva (PSC), Nilvete Machado (Podemos), Nei Rebonatto (PDT), Rodrigo Dalmolin (MDB), Sabiá - Sergio Priamo (PT) e Valdir Martendal (PSC)

ECONOMIA

A economia do município é baseada na criação de gado (de corte e de leite), frangos e suínos, além da plantação de soja, trigo, milho e feijão. Outras importantes fontes de renda e emprego são as indústrias e o turismo realizado nos Lagos do Iguaçu. Em 2019, o salário médio mensal era de 2,1 salários mínimos.

EDUCAÇÃO

A educação básica é um destaque do município. Considerando os anos iniciais do ensino fundamental, São Jorge conquistou nota 7,0 no IDEB (2019). Com isso, o município está entre os 7% mais bem colocados do país. Já na avaliação dos anos finais do ensino fundamental, o município obteve nota 5,8 e está entre os 6% mais bem colocados do Brasil.

A cidade não conta com instituições de ensino superior, porém, fornece ônibus para que os universitários se desloquem até as cidades vizinhas para estudar.

Festas e comemorações

• Festa de São Jorge (Padroeiro): A festa costuma ser comemorada com um grande churrasco servido no primeiro domingo após o dia 23 de abril.

• Rodeio Crioulo Interestadual: No rodeio, são servidas comidas tipicamente gaúchas. Além disso, acontecem bailes, apresentações gauchescas, rodeio com gado, gineteadas e outras atrações.

• Oktoberfest: Nesta típica festa alemã o chope é a atração principal, juntamente com comidas da culinária alemã e apresentações de conjuntos musicais.

• Festival Guerreiro da Canção: No festival, candidatos apresentam canções de todos os gêneros e concorrem a prêmios.

• 7 de setembro (Independência do Brasil): Nesta data, os alunos do município e a Banda Municipal fazem um desfile pela principal avenida da cidade.

Gastronomia

• Cozinha italiana: Massas em geral, macarronada, lasanha, tortéi, frango assado, frango à passarinho, polenta, salame, saladas e vinhos.

• Cozinha gaúcha: Costelão e carnes em geral assadas ao estilo gaúcho.

• Cozinha local: Dobradinha ou buchada (feita com bucho de bovinos, ossos e tempero típico).

Atrações

• Lagos do Iguaçu: O município possui uma das principais atrações turísticas do Sudoeste do Paraná: os Lagos do Iguaçu. O local conta com casas de alto padrão, área de camping, bosques, trapiches e um Centro de Convenções.

• Outras atrações naturais: São Jorge apresenta inúmeros rios, lagos, grutas, áreas de pesca, quedas d'água e paisagens campestres.

• Pontos históricos: A arquitetura da Igreja Matriz, localizada na Avenida Iguaçu, representa as 8 bem-aventuranças e os 7 sacramentos. A construção tem em seu interior duas obras do escultor Godofredo Thaler: uma reprodução em tamanho natural de São Jorge em seu cavalo e a imagem de Jesus Cristo pregado na cruz, ambas esculpidas em cedro-rosa.

Já a Capela Nossa Senhora Aparecida, localizada na Vila São Geraldo, a 6 km da cidade, tem arquitetura de madeira em modelo gótico, com duas torres. Foi construída em 1963 e é considerada Patrimônio Histórico do município.

Fontes: IBGE, Paraná Turismo e Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal