Tombamento foi aprovado nesta quarta-feira (29) em duas sessões extraordinárias
 
quarta-feira, 29 de setembro de 2021
Centro de Convenções dos Lagos do Iguaçu é tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de São Jorge d’Oeste

Foi aprovado em duas sessões extraordinárias na manhã desta quarta-feira (29) o Projeto de Lei nº 41/2021 de autoria do Poder Executivo que procedeu o tombamento do Centro de Convenções Lagos do Iguaçu como Patrimônio Histórico e Cultural de São Jorge d’Oeste.

No texto do projeto, o Executivo justifica a necessidade do tombamento se comprometendo a realizar os consertos e restaurações necessários para sua conservação para que possa proporcionar um ambiente agradável para visitações, encontros, convenções, shows artísticos e outros eventos com fins de desenvolvimento social e cultural.

A construção do centro foi feita inspirada numa arquitetura bucólica, de fachada e visual colonial remetendo ao estilos das casas do tempos da colonização, conservando uma cultura pioneira.

O Centro de Convenções teve início de sua construção em 1997 e inaugurado em agosto de 2001, no Distrito de São Bento dos Lagos do Iguaçu em terreno doado ao município.

O tombamento é um ato administrativo realizado pelo poder público com o objetivo de preservar, através da aplicação da lei, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.

Após os pareceres favoráveis da comissões e amplo debate em plenário o projeto foi aprovado por unanimidade, contando nas sessões com a presença da secretária municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Turismo Marizete Debortoli Rupp que entregou em mãos ao presidente do Legislativo, vereador Juca Nico (Cidadania) um dossiê sobre o Centro de Convenções.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São Jorge d'Oeste
 
 
 
Rua Concórdia, 428 - Centro
85575-000 - São Jorge D'Oeste - Paraná
(46) 3534-1072
2021 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual