Na 1ª Sessão Ordinária do ano, duas indicações são apresentadas

quarta, 09 de fevereiro de 2022
As solicitações pedem pela revitalização da Praça José Rupp e pela melhoria na distribuição das vacinas de Covid-19

A 1ª Sessão Ordinária do ano teve duas indicações apresentadas. Os vereadores sugeriram que seja feita a revitalização da Praça José Rupp e a melhoria na distribuição das vacinas de Covid-19. Ambas as indicações partiram de pedidos da população são-jorgense. A sessão ocorreu na segunda-feira (07), às 19h. Todos os nove vereadores estiveram presentes.

Após a leitura da Bíblia, das atas da sessão anterior e das correspondências, as indicações foram apresentadas.

Revitalização da Praça José Rupp

Assinada por todos os vereadores, a indicação Nº 002/2022 pede ao Executivo Municipal a revitalização da Praça José Rupp, em frente a Igreja Matriz. A solicitação foi feita devido a má conservação do local, deteriorado pelo tempo e sem manutenção adequada.

Os vereadores querem também que o Executivo solicite ao Governo do Estado a possibilidade de implementação do projeto Meu Campinho, iniciativa que promove a prática de esportes no Paraná.

O objetivo da indicação é que a praça volte a ser um espaço de convivência, seja para idosos (com a melhoria da academia da terceira idade), para crianças (com um novo parquinho infantil) e para a população em geral (com a disponibilização de espaços adequados para a prática de atividade física).

Leia a indicação na íntegra aqui.

Melhoria na distribuição das vacinas de Covid-19

A indicação Nº 001/2022 pede ao Poder Executivo a melhoria na distribuição das vacinas de Covid-19 ou a distribuição de senhas para a população.

O documento solicita que a vacinação seja realizada a partir da abertura do posto no período da manhã, conforme a ordem dos interessados em vacinar. E caso não seja possível a vacinação de manhã, que sejam distribuídas senhas ainda neste período e não somente à tarde.

De acordo com a indicação, isso evitaria aglomerações e longas filas de espera. Como justificativa, afirma-se que a população tem ficado esperando pela vacina por várias horas.

O pedido foi feito pelo vereador Nei Rebonatto (PDT) e assinado por Gerson Koch (MDB), Juca Nico (Cidadania), Nilvete Machado (PODE), Rodrigo Dalmolin (MDB) e Sergio Priamo (PT).

Leia a indicação na íntegra aqui.

Considerações finais

Confira alguns destaques das falas dos vereadores nas considerações finais. Para assistir à sessão completa, clique aqui.

Rodrigo Dalmolin: "Queremos a revitalização da Praça José Rupp porque faz parte do projeto inicial do município. É um ponto turístico, cultural e histórico que fez parte da infância de muitos”.

“Gostaria de destacar também que tivemos incursões na semana passada para ver algumas questões do município e as levamos até a prefeita. Esse é o trabalho do vereador: detectar os problemas e levar até o Executivo, que é quem tem a caneta".

Martendal: “Este ano as coisas vão acontecer, vão aparecer. E tem que aparecer. Porque vamos estar aqui para cobrar. O asfalto da Volta Grande, por exemplo, já foi licitado. Também foi conseguido mais de 1 milhão para construir uma praça urbana. E ainda tem muita coisa boa vindo”.

Moacir Costa e Silva: “O asfalto do Iolópolis deve aparecer, os recursos da Volta Grande também. Haverá ainda uma creche no bairro Albino Corti, anunciada em dezembro. Hoje, temos 70 crianças esperando por vaga e a nova creche terá capacidade para mais de 100”.

“Mas concordo que temos que olhar com carinho para a limpeza e para a questão da praça, pois queremos uma cidade cada vez mais bonita”.

Sergio Priamo: “Ficamos contente pelas obras mas tem algumas coisas que não podemos deixar pra lá. É preciso lembrar que falta mais carinho e atenção com a população em algumas questões”.

Nei Rebonatto: “Queremos que mude a questão da vacinação. Que se procure ter esse cuidado com o povo, pois pessoas foram embora sem vacinação. Esse é um clamor da população, não é do vereador. Tem que achar um meio para não haver aglomeração e tanta espera. É nosso direito e nosso dever fiscalizar isso”.

Gerson Koch: “Quero falar da questão da volta às aulas. As crianças embarcam e desembarcam no mato. Outra prioridade deve ser o CMEI da Lapa, pois já teve tempo de terminar aquela creche. Só se ouve comentários de que São Jorge está abandonado. E nós temos que cobrar sim, é nossa função. A população comenta e nós repassamos”.

Evandro Pagliarin: “Eu agradeço aos profissionais de saúde pelo trabalho espetacular que fazem. Lembrando que tivemos mais dois médicos positivados, e isso dificulta tudo. Mas confio nos profissionais de saúde e quero que os secretários tomem suas próprias decisões”.

“Quero destacar também que teremos no município uma escola de tecnologia. Isso vem de uma parceria com um empresário local. O órgão público entrou com os computadores e o empresário vai entrar com assistência. Isso vai beneficiar muito nossos jovens”.

Nilvete Machado: “Hoje o médico que me atendeu positivou, então vai faltar médico, temos que compreender isso. Nos municípios vizinhos também acontece”.

“Espero que o secretário que assumiu dê uma geral na limpeza pública. E nós vereadores não precisamos ter vergonha de pegar junto e rastelar uma rua, por exemplo. Pedimos aos órgãos responsáveis em primeiro lugar que façam a limpeza das escolas, e estamos aqui para ajudar no que for possível”.

A partir de agora, haverá sessões ordinárias em todas as segundas-feiras, sempre às 19h. Você pode acompanhar as transmissões ao vivo por meio da página do Facebook da Câmara.