Projeto de Resolução deve ser votado na próxima sessão ordinária

quarta, 10 de novembro de 2021
Vereadora Nilvete Machado propõe criação da Procuradoria da Mulher em São Jorge d’Oeste

Foi lido em plenário na sessão ordinária da última segunda-feira (8) o projeto de resolução nº 01/2021 proposto pela vereadora Nilvete Machado (Podemos) juntamente com os demais parlamentares que tem o objetivo de criar a Procuradoria Especial da Mulher no âmbito do Poder Legislativo do município de São Jorge d’Oeste.

De acordo com o texto da resolução, a Procuradoria Especial da Mulher é um órgão independente que não terá vinculação com nenhum outro órgão da Câmara Municipal, será formada de procuradoras vereadoras, servidoras efetivas ou comissionadas designadas e contará com o suporte técnico e estrutura da Casa de Leis sendo os principais objetivos promover a efetiva defesa dos direitos das mulheres, sua participação na vida social, profissional, acadêmica e política.

Como justificativa para sua criação, o projeto apresenta a necessidade da busca primordialmente para garantir maior representatividade, visibilidade e destaque às mulheres na política. Além disso, a Procuradoria da Mulher deve contribuir para a eliminação dos preconceitos, desigualdades de gênero, atitudes e padrões comportamentais na sociedade que perpetuam a violência contra as mulheres, seja ela no âmbito da sociedade e ou em órgãos públicos.

Ainda de acordo com o texto, é relevante zelar pela participação mais efetiva das vereadoras nos órgãos e atividades da Câmara, e, também, fiscalizar e acompanhar programas do Governo municipal, receber denúncias de discriminação e violência contra a mulher e cooperar com organismos públicos e privados na promoção dos direitos da mulher.

O projeto de resolução será colocado em votação na próxima sessão ordinária.