Os casos de coronavírus continuam aumentando na cidade. Até hoje (dia 12) pela manhã, 25 casos foram contabilizados entre moradores. Outras quatro pessoas que estão no município a passeio também positivaram.
Por isso, vereadores participaram de uma reunião para debater medidas de combate ao Covid-19. A reunião ocorreu nesta quarta-feira (12), a partir das 7h30, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal. O prefeito interino Vanderlei Trevelin, uma equipe de saúde, a secretária de saúde Kelly Pagnussat e outros secretários municipais também participaram do debate.
Um decreto para os próximos 15 dias deve ser divulgado ainda hoje. O comércio funcionará normalmente, porém haverá limitação na ocupação de espaços fechados e restrições de eventos.
Confira o que os vereadores presentes falaram sobre o assunto:
Evandro Pagliarin
"Temos que tomar medidas urgentes, a pimeira coisa é cancelar coisas que promovam aglomeração. Até porque pelos dados que temos, as pessoas que testaram positivo para o vírus tiveram contato com muita gente, o que aumentava bastante a probabilidade de serem positivadas".
Gerson Koch
"Precisamos tentar amenizar os impactos para o município de São Jorge. Os casos aumentam dia após dia e a gente se preocupa. Mas também nos preocupamos com o comércio local, que no ano passado já foi muito comprometido. No decreto, tentamos achar um meio termo. Outra medida será aumentar a fiscalização e orientação".
Moacir da Play Vídeo
"Em poucos dias, os casos aumentaram bastante. É uma situação bem complicada. Então, para o bem de todos, pedimos muito que as pessoas se conscientizem, usem máscara e tenham cuidado. Evitem aglomerações".
Nei Rebonatto
"Na região toda os casos estão aumentando. Achamos por bem dar uma segurada nos eventos grandes, mas queremos que o comércio continue com as portas abertas. Com os cuidados necessários, é claro, sempre com uso de álcool em gel e máscaras. As medidas que serão tomadas são para o melhor da população".
Rodrigo Dalmolin
"A gente precisa seguir as orientações das secretarias de saúde, para não prejudicar aspectos socioeconômicos, mas também para que o Covid não se alastre novamente. Mesmo com as pessoas imunizadas, com as duas doses da vacina, temos que ter cautela neste momento e buscar medidas que sejam boas para todos".
Quem apresentar qualquer sintoma de coronavírus deve procurar o PSF Central (antiga rodoviária) para fazer a testagem e receber orientações dos profissionais de saúde. Os sintomas podem incluir febre, tosse, cansaço, dificuldade para respirar, perda de paladar ou olfato, entre outros.
AGENDA DA CÂMARA