Aumento Alarmante de Casos de Dengue na Região.

terça, 02 de abril de 2024

A Câmara de Vereadores de nossa cidade está profundamente preocupada com o aumento recente dos casos de dengue em nossa região. Desde a última quinta-feira, observamos um acréscimo de 46 novos casos ativos, totalizando 288 até o momento.

Os dados divulgados pelo site oficial do Governo do Estado revelam uma situação preocupante:

“O informe semanal da dengue divulgado nesta terça-feira (26) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registra mais 22.767 casos e 18 óbitos. Com esta atualização, o Paraná soma agora 135.961 casos e 77 óbitos em todo o Estado neste período sazonal (2023/2024)."

"Este é o 29º Informe Epidemiológico publicado pela Vigilância Ambiental da Sesa, que registrou também 306.340 notificações, 214.915 casos prováveis e 71.262 casos em investigação. No total já foram descartados 91.425 casos. Dos 399 municípios, 356 apresentaram casos autóctones, quando a doença é contraída localmente, e todos os municípios tiveram notificações."

Nesse momento, é muito importante que todos fiquemos de olho e nos envolvamos na batalha contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue. Para isso, algumas coisas simples podem realmente ajudar:

1. Elimine focos de água parada: Verifique regularmente vasos de plantas, pneus, garrafas vazias e outros recipientes que possam acumular água, eliminando-os ou tratando-os adequadamente.
  2. Mantenha caixas d'água e piscinas limpas: Faça a limpeza periódica desses recipientes e utilize produtos específicos para evitar a proliferação de larvas do mosquito.
  3. Utilize repelentes e instale telas em janelas e portas: Essas medidas ajudam a prevenir as picadas do mosquito, protegendo você e sua família.
  4. Mantenha os quintais limpos e bem cuidados: Evite o acúmulo de entulhos e mantenha o gramado aparado, reduzindo os locais propícios para a reprodução do mosquito.
  5. Informe e conscientize: Compartilhe informações sobre a dengue com amigos, familiares e vizinhos. Quanto mais pessoas estiverem conscientes, mais eficaz será nossa luta contra essa doença.
Fonte: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Parana-decreta-situacao-de-emergencia-em-saude-publica-para-dengue