A Câmara de Vereadores de São Jorge D'Oeste, por intermédio de sua Presidente ROSANE FÁTIMA LOTTI, finalizou nesta primeira semana de outubro a celebração de Acordo de Cooperação Técnica com o Senado Federal - ACT.
O ACT tem por objeto estabelecer e regular a participação da CÂMARA na implementação de ações de modernização pelo ILB/INTERLEGIS – Programa de Integração e Modernização do Poder Legislativo, para estímulo e promoção das funções constitucionais do Poder Legislativo, cuja execução depende do esforço e interesse comuns de seus partícipes.
Entre os principais benefícios, a Câmara de Vereadores terá acesso à:
* Domínio .LEG.BR: identifica e diferencia o Legislativo na Internet, pois agrupa todos os órgãos desse Poder na Rede Mundial de Computadores, sendo que o SENADO, por intermédio do ILB/Interlegis, é o único provedor homologado e certificado junto ao Registro.br para gerir os domínios LEG.BR.
* PORTAL MODELO: portal corporativo multimídia pronto para uso, voltado para a divulgação das atividades da CÂMARA, propiciando total visibilidade à sociedade quanto às informações do parlamento, notícias e vídeos, e à prestação de contas dos dados de transparência da Instituição.
* SAPL - Sistema de Apoio ao Processo Legislativo: simplifica a atividade legislativa da CÂMARA, facilitando o controle de tramitação de proposições, organização de sessões plenárias e controle de votação pelo painel eletrônico. Aumenta a transparência, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares.
* AÇÕES EDUCACIONAIS: são oficinas legislativas, cursos, treinamentos, extensões, pós-graduações, seminários, simpósios, congressos, encontros, palestras, ciclos de palestras, rodas de conversa etc, podendo ocorrer nas modalidades presencial, remota, híbrida ou EAD-Ensino a Distância, sendo ofertadas pelo Programa Interlegis ou pela Escola de Governo (ILB).
A Presidente ROSANE FÁTIMA LOTTI destacou que a realização deste Acordo de Cooperação Técnica com o Senado Federal representa a imagem da atual gestão da Câmara de Vereadores, moderna, tecnológica e preocupada com os avanços e desafios futuros.
O Servidor do Legislativo Sr. Leandro Pagliari Jacobs (Diretor Administrativo) foi indicado como Responsável Jurídico e Administrativo pelo ACT e estará à frente da implantação das novidades disponibilizadas, com foco para a área educacional, com grande gama de cursos e capacitações disponíveis para servidores e vereadores da casa. Destacou ainda que este ACT não gera nenhum custo financeiro para a Câmara de Vereadores, onde todos os benefícios são custeados pelo Senado Federal, demonstrando grande vantajosidade para o Legislativo Municipal.