Na segunda-feira, dia 03 de novembro, a Câmara Municipal de Vereadores realizou sua 38ª sessão ordinária, que contou com a presença de todos os vereadores. Às 19h00, a presidente da casa, Rose Lotti, abriu a sessão solicitando ao vereador Claudinei Cordeiro que fizesse a leitura da Bíblia e uma oração.
Resposta da Secretaria de Saúde
Após o primeiro secretário, Adir Marafon, fazer a leitura da ata da última sessão e das correspondências enviadas ao poder legislativo, passou ao uso da tribuna a secretária de saúde, Rosi Marmit. No uso da tribuna, a secretária respondeu a algumas denúncias feitas na ouvidoria da Câmara, encaminhadas anonimamente aos vereadores Anderson Dierings e Moacir da Costa e Silva. Ela também respondeu aos questionamentos feitos pelos vereadores.
Cobrança sobre o fechamento dos postos do interior
A presidente da casa, Rose Lotti, pediu explicações sobre o fechamento definitivo de todos os postos do interior. "Prefeito em visita conosco, vereadores, garantiu que não fecharia os postos de interior", falou a presidente, deixando clara a insatisfação da população do interior e perguntando se haveria alguma expectativa de reabrir os postos. A secretária de saúde, Rosi Marmit, respondeu que estaria fazendo uma experiência nova em concentrar todos os atendimentos na cidade e que, se os atendimentos ficassem mais difíceis, ela se sentaria com o prefeito para deliberar sobre um possível recuo no fechamento definitivo dos postos.
Votações e Projetos
- Em ÚNICA VOTAÇÃO, a Moção de Apoio de autoria do Vereador Anderson Luiz Dierings e demais Vereadores que subscrevem, que trata do "Reconhecimento do interesse público municipal na manutenção e regularização dos trapiches instalados no reservatório da Usina Hidrelétrica de Salto Osório – UHSO, e apoio institucional para tratativas junto à Engie Brasil Energia S.A., ANEEL e demais órgãos competentes".
- Em SEGUNDA VOTAÇÃO, o Projeto de Lei nº 43/2025, de autoria do Executivo Municipal, que "Autoriza o Município de São Jorge D’Oeste PR a receber, em doação, sem qualquer ônus ao erário, o Anteprojeto de Acesso e Obra de Arte Especial (OAE) sobre o Rio Chopim".
- Em SEGUNDA VOTAÇÃO, o Projeto de Lei nº 45/2025, de autoria do Executivo Municipal, que "Dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura do Município de São Jorge D’Oeste".
- Em ÚNICA VOTAÇÃO, a Emenda Aditiva nº 01/2025 ao Projeto de Lei nº 27/2025, de autoria da Comissão Permanente de Educação, Saúde e Assistência Social.
- Em PRIMEIRA VOTAÇÃO, o Projeto de Lei nº 27/2025, de autoria do Executivo Municipal, que "Autoriza o Poder Executivo a conceder transporte à munícipes em situação de vulnerabilidade para realização de perícias médicas junto ao INSS e/ou judiciais".
- Em PRIMEIRA VOTAÇÃO, o Projeto de Lei nº 49/2025, de autoria do Executivo Municipal, que "Institui o programa 'Natal da Alegria' com a distribuição de doces e presentes para as crianças residentes do Município".
Encerramento da Sessão
Ao final, a presidente agradeceu ao Executivo Municipal por acatar a indicação da presidente e enviar para votação o projeto de lei que autoriza o transporte de munícipes para a realização de perícias médicas no INSS e/ou judiciais. Não havendo mais matérias, a presidente agradeceu aos presentes e encerrou a sessão às 21h14.