Foi aprovado em duas sessões extraordinárias na manhã desta quarta-feira (29) o Projeto de Lei nº 41/2021 de autoria do Poder Executivo que procedeu o tombamento do Centro de Convenções Lagos do Iguaçu como Patrimônio Histórico e Cultural de São Jorge d’Oeste.
No texto do projeto, o Executivo justifica a necessidade do tombamento se comprometendo a realizar os consertos e restaurações necessários para sua conservação para que possa proporcionar um ambiente agradável para visitações, encontros, convenções, shows artísticos e outros eventos com fins de desenvolvimento social e cultural.
A construção do centro foi feita inspirada numa arquitetura bucólica, de fachada e visual colonial remetendo ao estilos das casas do tempos da colonização, conservando uma cultura pioneira.
O Centro de Convenções teve início de sua construção em 1997 e inaugurado em agosto de 2001, no Distrito de São Bento dos Lagos do Iguaçu em terreno doado ao município.
O tombamento é um ato administrativo realizado pelo poder público com o objetivo de preservar, através da aplicação da lei, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.
Após os pareceres favoráveis da comissões e amplo debate em plenário o projeto foi aprovado por unanimidade, contando nas sessões com a presença da secretária municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Turismo Marizete Debortoli Rupp que entregou em mãos ao presidente do Legislativo, vereador Juca Nico (Cidadania) um dossiê sobre o Centro de Convenções.
AGENDA DA CÂMARA