33ª SESSÃO TEM 6 PROJETOS DE LEI APROVADOS EM PRIMEIRA VOTAÇÃO
 
terça, 30 de setembro de 2025

Nesta segunda-feira, a Câmara Municipal de Vereadores realizou a 33ª sessão ordinária, com a presença de todos os vereadores. Às 19h00, a presidente Rose Lotti abriu a sessão solicitando ao Vereador Adir Marafon para fazer a leitura da Bíblia ou uma oração.

Projetos Aprovados

Foram aprovados 6 projetos de lei, sendo 5 de autoria do Executivo Municipal e 1 do Legislativo. Os projetos aprovados incluem:

- Projeto de Lei 07/2025: De autoria do Vereador Anderson Luis Dierings, dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de câmeras de monitoramento nos ônibus e micro-ônibus, vans e similares da frota própria e terceirizados utilizados no transporte de pessoas no município de São Jorge D'Oeste.

- Projeto de Lei nº 35/2025: De autoria do Executivo Municipal, dispõe sobre regularização de obras no município de São Jorge D'Oeste.

- Projeto de Lei nº 38/2025: De autoria do Executivo Municipal, autoriza o valor do benefício social de auxílio-alimentação, aumentando o valor da cesta básica de R$ 257,44 para R$ 501,51.

- Projeto de Lei 39/2025: De autoria do Executivo Municipal, dispõe sobre o regime de adiantamento no âmbito do poder executivo.

- Projeto de Lei 40/2025: De autoria do Executivo Municipal, altera a Lei municipal nº 1.131/2024, que institui o "programa jovem aprendiz" no âmbito do município de São Jorge D'Oeste, reservando 50% das vagas para adolescentes encaminhados pela rede de proteção à criança e ao adolescente.

- Projeto de Lei 46/2025: De autoria do Executivo Municipal, altera a Lei Municipal 776/2017, que dispõe sobre a estrutura administrativa do município de São Jorge D'Oeste, renomeando a secretaria municipal de assistência social para "secretaria Municipal de assistência Social e da mulher".

Considerações Finais

Após a votação dos projetos, a presidente Rose Lotti passou às considerações finais, que incluíram a repulsa a uma publicação fake que circulou nas redes sociais e grupos de mensagem com valores mentirosos e forjados sobre um projeto que tramita na Câmara de Vereadores. A presidente convidou a população a participar das sessões da Câmara e a sanar quaisquer dúvidas na secretaria da Câmara e ao final fez a seguinte fala:

"Quero aqui, ao encerrar esta sessão, esclarecer de forma direta e transparente alguns pontos que vêm sendo divulgados de maneira distorcida principalmente nas redes sociais.

Não existe “reajuste de marajá”. O projeto apresentado trata da atualização da tabela de vencimentos de servidores efetivos e comissionados, medida que segue a lei e os parâmetros aplicados também em outras esferas da Administração. Estamos falando de alteração da carga horária do quadro funcional, não de privilégios. Irão receber a mais, pelo trabalho a mais que será realizado!

Nenhum aumento foi decidido às escondidas. O processo é público, está na pauta da Câmara, com ampla divulgação, justamente para que toda a população possa acompanhar e se manifestar. O projeto foi lido na semana passada, e seguiu para as comissões, não há previsão da data de sua votação.

É legítimo que haja debate e até divergência, mas não é aceitável que a verdade seja substituída por manchetes sensacionalistas que tentam transformar servidores públicos em vilões. O Legislativo de São Jorge D’Oeste seguirá trabalhando com transparência e respeito ao cidadão, mas também com responsabilidade em relação aos seus colaboradores.

Desde que assumimos como Vereadores em janeiro, mantivemos e construímos uma política voltada ao diálogo, sempre presando pelo bem da população que nos elegeu para estar aqui.

Já realizamos neste ano, 07 sessões extraordinárias, e hoje ao final desta sessão, realizaremos a 08ª sessão, reafirmando nosso compromisso com a comunidade.

Não será um covarde, escondido atrás de um jornal de Facebook, que irá abalar os trabalhos desta Câmara, seguiremos firmes em prol da população e do desenvolvimento de São Jorge D’Oeste, sempre prezando pela transparência.

Por fim, vou usar uma frase que aprendi com meu falecido pai, seu Armindo Lotti: “ninguém chuta cachorro morto”.

Boa noite a todos e declaro encerrada está sessão".

Encerramento da Sessão

A sessão foi encerrada e, em seguida, iniciou-se a 8ª sessão extraordinária, que finalizou às 21h00.

 

Fonte: Rodrigo Dalmolin Assessoria de imprensa
 
 
 
Rua Concórdia, 428 - Centro
[email protected]
85575-000 - São Jorge D'Oeste - Paraná
(46)3534-1072
2025 - Todos os direitos reservados
Mantido por Zion System Ltda