Nesta segunda-feira, dia 06, a Câmara Municipal realizou uma sessão marcante com casa cheia. A presidente da câmara, Rose Lotti, abriu os trabalhos convocando o vereador Odinei Rebonato para fazer a leitura da Bíblia ou uma oração.
Durante a sessão, o movimento em prol do apoio aos produtores de leite fez uso da tribuna, representado por Edemar Roos. Ele pediu apoio da comunidade e dos vereadores para o Projeto de Lei 888/2023, de autoria do Deputado Luis Corti, que trata da proibição da reidratação do leite e exige a estabilidade do leite.
A presidente apresentou os seguintes projetos de lei:
-Projetos em Segunda Votação:
1. Projeto de Lei nº. 35/2025 de autoria do Executivo Municipal: “Dispõe sobre a regularização de obras no Município de São Jorge D’Oeste, Estado do Paraná e dá outras providências”.
2. Projeto de Lei nº. 38/2025 de autoria do Executivo Municipal: “Altera a Lei Municipal nº. 785/2017 e a Lei Municipal nº. 970/2021, e dá outras providências”.
3. Projeto de Lei nº. 39/2025 de autoria do Executivo Municipal: “Dispõe sobre o Regime de Adiantamento no âmbito do Poder Executivo e dá outras providências”.
4. Projeto de Lei nº. 40/2025 de autoria do Executivo Municipal: “Altera a Lei Municipal nº. 1.131/2024, que institui o “Programa Jovem Aprendiz” no âmbito do Município de São Jorge D’Oeste e dá outras providências”.
5. Projeto de Lei do Legislativo nº. 07/2025 de autoria do Vereador Anderson Luiz Dierings: “Dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de câmeras de monitoramento nos ônibus, micro-ônibus, vans e similares da frota própria e terceirizados utilizados no transporte de pessoas no Município de São Jorge D’Oeste, e dá outras providências”.
-Projeto em Primeira Votação:
1. Projeto de Lei nº. 36/2025 de autoria do Executivo Municipal: “Dispõe sobre o Programa de Incentivo às agroindústrias familiares produtoras de alimentos de origem animal no âmbito do Município de São Jorge D’Oeste e dá outras providências”.
-MOÇÃO DE APLAUSOS:
Miguel Blok Moser: Um Homem de Fé e Serviço
Miguel Blok Moser nasceu em Chapecó, Santa Catarina, no dia 24 de janeiro de 1940. Filho de Pedro e Enestina Moser, ele veio morar em São Jorge do Oeste em 1973, onde escolheu construir seu lar definitivo. Trouxe consigo valores de trabalho, honestidade e dedicação à comunidade.
Vida Pessoal
Casou-se com Maria Conceição Moser na Igreja Santo Antônio, em Dois Vizinhos, no dia 15 de maio de 1965. Juntos, criaram seus filhos Marlei, Marli, Otávio e Reni, que sempre foram o maior orgulho e motivação de suas vidas.
Trajetória Profissional e Comunitária
Profissionalmente, Miguel desempenhou inúmeras funções: agricultor, motorneiro, fazia fretes com seu girico, vendedor, tratorista, animava bailes com seus cunhados e irmão, onde atuava como cantor e tocava cavaquinho. Ele também teve um salão de baile e participou de várias atividades comunitárias, incluindo:
- Subprefeito
- Subdelegado
- Membro de vários conselhos
- Participante da diretoria da igreja por vários anos
- Vereador por dois mandatos (gestão 97/2000 e 2001/2004)
Legado
Miguel sempre lutou pelas causas sociais, ajudando quem mais precisava. Ele acolheu pessoas em sua casa quando não tinham para onde ir ou morar, demonstrando sua generosidade e compaixão. Uma das histórias mais marcantes de sua trajetória pública foi seu trabalho incansável em atender os mais necessitados de Paranhos, onde salvou muitas pessoas levando-as para atendimento hospitalar em seu fusquinha vermelho.
Mensagem
Para a família, Miguel deixou os ensinamentos da humildade, honestidade, fé em Deus, inocência e respeito a todo ser humano. Para os políticos e governantes de hoje, ele deixa a mensagem de serem honestos com o dinheiro público, lembrando que o verdadeiro compromisso é com a população, ouvindo seus anseios e buscando soluções para que o município prospere e atenda os mais necessitados.
Essa moção de aplausos é uma homenagem merecida a Miguel Blok Moser, um homem de fé e serviço que deixou um legado duradouro na comunidade de São Jorge do Oeste e até hoje por onde passa as pessoas querem lhe cumprimentar e relembram a bonita história de vida de seu Miguelzinho como é carinhosamente conhecido.
-Encerramento da Sessão
Não tendo mais matérias, a presidente convidou o homenageado da noite, seu Miguelzinho Moser e família, para entrega do quadro e registro do momento de emoção e alegria que significou a sessão para seu Miguel e familiares. A presidente agradeceu a presença de todos os familiares de seu Miguel Moser e agradeceu a presença do movimento de apoio aos produtores de leite e encerrou a sessão às 21:00 hrs.